Histórico do Pastor Ival

BIOGRAFIA DO PASTOR IVAL TEODORO DA SILVA:

Quem é o Pastor Ival?

Conheça um pouco da sua história!:

 Nascido na Cidade de Martinópolis, Estado de São Paulo, no dia 10 de dezembro de 1951, fruto da união conjugal do casal Luiz Teodoro da Silva e Judite Roxo da Silva. Teve seu encontro com Deus em 1959, quando contava com apenas oito anos de idade, em um lugar denominado Mamona, zona rural do município de Sertaneja no Estado do Paraná, onde seus pais plantavam algodão.

Ao lado da casa de seus pais havia um ponto de culto na residência de um irmão chamado Gervásio, cujos cultos eram dirigido por seu genro, Dimas Hilário. Tornou-se então o primeiro da família a tomar tão importante decisão.

Em 1963, foi batizado com o Espírito Santo e nas águas em um Rio chamado Água da Formiga, em Terra Nova, Município de São Jerônimo da Serra, Estado do Paraná, onde cultivavam café.

Por indicação do saudoso pastor Braulio Jorge Matheus, aos 17 anos de idade, em 31 de agosto de 1969, ainda solteiro, foi consagrado ao Presbitério, na cidade de Assaí Estado do Paraná, pois já auxiliava na direção de uma Congregação na Fazenda Santa Helena (315) em Terra Nova, município de São Jerônimo da Serra com aproximadamente cem membros, onde seu pai era o administrador e também dirigente da Congregação.

Por ocasião da inauguração do novo templo de Assaí, conheceu a jovem Aparecida Alves da Silva, com quem logo a seguir casou-se e vale ressaltar que a mesma tem sido sua grande companheira na oração e no seu ministério pastoral.

Dessa união Deus lhe deu quatro filhas: Euda Mara da Silva casada com Misael Alves Ferreira; Raquel Alves da Silva Almeida casada com Enéias de Paula Almeida (Músico, Maestro e Cooperador); Telma Alves da Silva Custódio casada com Cláudio César Custódio (Evangelista) (ambos cantores) e Léia Alves da Silva Fontoura (Cantora) casada com Jasson Marques Fontoura (Pastor em Boa Vista - Roraima).

O Salmo 128 tem se cumprido em sua vida, pois pode ver os filhos dos seus filhos, sendo avô oito vezes dos seguintes netos: Pâmela Thaís, Abner, Francielle, Peterson, Débora, Jasson Júnior, Ana Cláudia e Joabe.

No ano de 1977 quando servia a Igreja no campo de Maringá, foi consagrado a Evangelista com a idade de vinte e cinco anos. Três anos depois, já aos vinte e oito anos (1980), recebeu sua consagração a Pastor no campo de Londrina. Essas duas consagrações ocorreram através de indicações do Pastor Ivo Luiz de Souza a quem dispensa seu respeito e sua admiração.

Já teve a oportunidade de pastorear sete igrejas no Estado do Paraná: Terra Nova, Marialva, Mandaguaçu, Mandaguari, Araucária, e Jardim Gabineto em Curitiba e São José dos Pinhais.

Em Londrina foi Líder da Mocidade, Presidente da Associação Evangélica Nova Vida, fundou a equipe de Evangelismo “Novas de Paz”, apresentou diversos programas evangélicos radiofônicos e durante cinco anos atuou como Vice-Presidente do campo ao lado do Pastor Ivo Luiz de Souza.

Atualmente preside a IEAD de São José dos Pinhais - PR., um dos campos Eclesiásticos autonomizado pelo Pr. José Pimentel de Carvalho, nosso Presidente de Honra.

Sua atuação na Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado do Paraná.

Na CIEADEP tenho exerceu vários cargos como:
Secretário da Mesa Diretora por oito anos;
Líder da UMADEPAR;
Presidente do DECOM, (Departamento de Comunicação da Convenção Estadual);
Secretário da FACEL (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras);
Apresentou por alguns anos o programa “Missionários da Última Hora”, pela Rádio Novas de Paz;
Foi Diretor Administrativo do IBADEP (Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná);
Além de participar de várias comissões importantes.
No Campo de Curitiba - IEADC
Cumpriu mandato de quatro anos como Superintendente de Missões e Evangelismo;
Serviu durante dez anos como apresentador do programa "Voz Evangélica da Assembléia de Deus";
Diretor e apresentador do programa "Momentos de Vida" ambos pela Rádio Marumby;
Exerceu o cargo de Secretário de Divulgação e Cultura Religiosa da IEADC;
Por dez anos foi Coordenador da EETAD; exerceu a função de Diretor do IBADEP.
Atuou por 12 anos como Coordenador da maior Escola Bíblica do País, a EBO de Curitiba;
Vice-Diretor do Conselho Distrital;
Vice-Presidente da IEADC.
Na CGADB atuou como:
Membro do Conselho de Educação e Cultura Religiosa;
Membro da Comissão de Temário;
Membro do Conselho Consultivo;
Membro do Conselho Nacional de Missões (SENAMI);
Membro do conselho de administração da CPAD, e;
Primeiro-Secretário da UMADERSUL.
Foi presidente da CIEADEP (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus do Estado do Paraná);
Presidente por varias vezes da UMADERSUL (União de Ministros das Assembléias de Deus dos Estados do Sul do Brasil);
Presidente do Conselho Deliberativo da FUMPADEPAR;
Presidente do Conselho Deliberativo da FACEL;
Diretor e Apresentador do Programa "Momentos de Vitória" da TV Bandeirantes, foi Diretor dos Programas de Rádio VOZ DA CIEADEP pela Gospel FM, VOZ DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS e 1° Vice - Presidente da CGADB.
A 12 anos é Presidente do Campo Eclesiástico de São José dos Pinhais.
Outras realizações Ministeriais:
Escreveu os lívros : "Serpente no Copo, Síntese da História da igreja, Síntese Bíblica , Sermões Pentecostais e várias apostilas.
Fez três gravações fonográficas com sua incansável esposa, Irmã Cida: "Põe a tua casa em ordem", "Água da Vida" e o mais recente CD "Falando de Vitória";
Escreveu várias matérias doutrinárias para o "Mensageiro da Paz", revista "O Obreiro", "Seara" e outros periódicos da CPAD;
Trabalhou como assessor de Gabinete do Secretário de Estado da Educação do Paraná, saudoso Professor Elias Abraão;
É Cidadão Honorário de São José dos Pinhais; Cidadão Honorário de Curitiba e ainda cidadão honorário de São Jeronimo da Serra.
Recebeu o Título “Os Melhores do Ano” pela Internacional Press-Jornalismo e Promoções do Brasil;
Foi condecorado com o título de “Amigo do Batalhão” do 17o. BPM.
No campo Eclesiástico de São José dos Pinhais:
Com a graça de Deus, o esforço do corpo de Obreiros, a ajuda da sua família e da Igreja em geral, conseguiu dobrar o número de membros. O campo que era composto por 36 congregações, agora já estamos com 75 congregações. cujos os templos são novos e amplos. Já adquirimos uma aréa de 6000m² onde sera construido o novo templo SEDE. Fomos abençoados em 2017 com uma TV CANAL 24 NET, estamos 24H no ar levando a palavra de DEUS.

Criou o Vocal Êxodo;
O Coral do Círculo de Oração - "Heroínas da Fé";
Reativou a Orquestra Acordes Celestes que estava parada;
Criou o Departamento das Crianças;
A UMADSJP - União da Mocidade da Assembléia de Deus de São José dos Pinhais, criou o departamento de adolescentes e mais recentemente o departamento Infantil.
Dinamizou a Escola Bíblica Dominical;
Por uma visão Divina iniciou às quintas-feiras os cultos "Noite da Vitória", sendo pioneiro desse trabalho em nosso Estado;
Firmou convênio com a Secretaria de Estado da Educação para criação na Igreja Assembléia de Deus de São José dos Pinhais, o Posto Avançado do Ces (PAC), onde 80 alunos concluíram o ensino fundamental e o médio;
Fundou a AMA (Associação Mão Amiga), e;
Apresentou durante dez anos o Programa "Momentos de Vitória" através da TV Bandeirantes, cujos resultados têm sido grandiosos.

 


Quanto aos estudos:
Depois de casado o Pastor Ival e sua esposa começaram praticamente do zero os seus estudos. Foram muitos anos estudando desde o primeiro e segundo grau e cursos superiores.

Sua esposa, a irmã Cida é Teóloga, pedagoga, formada pela PUC-SJP. e Pós-graduação em Psicopedagogia pela FAMEC-SJP.
Pastor Ival fez:
Licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade Tuiuti do Paraná;
Pós-graduação em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná;
Bacharelado em Teologia pela FAETEL - Faculdade de Educação Teológica Logos;
Mestrado em Ciência da Religião pela FAETEL - Faculdade de Educação Teológica Logos;
Integralização de Créditos em Teologia - Complementação Teológica para reconhecimento da Teologia no MEC, pela FACETEN – Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil;
Pós Graduação em Psicopedagogia pela FAMEC-SJP, e;
Recebeu o título honorífico de Doutor Divindade pela FATEPAR.
Mas, com toda certeza, está aprendendo a cada dia com a Universidade da vida e do tempo.
O Pastor José Pimentel de Carvalho, agora presidente de honra da IEADSJP, tem sido seu mestre, haja vista sua inegável comunhão com Deus e experiência administrativa diante da IEADC.

Viagens a outros Países:
Já esteve em vários países do mundo dentre eles destacamos:
Paraguai, Venezuela, Bolívia, Argentina, Israel, Egito, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, França, Japão, Angola - África, Guine Bissau África Ocidental, Índia, Suíça, Coreia do Sul, Dubai e Guianas Francesas

Sua trajetória de vida no Ministério que Deus lhe confiou, foi árduo, mais possivelmente seu exemplo poderá servir de estímulo para outros obreiros e missionários jovens e que estão começando no Ministério Eclesiástico.

"Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor." Salmos 37:23.