O Batismo no Espírito Santo

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

At 1.5 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.

Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo. A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte:

(1) O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar.

(2) Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33). Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24:49; At 1:4,5,8).

(3) O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20:22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo (Lc 24:49; cf. At 1:5,8). Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração.

(4) Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito, (cf. At 1:5; 2:4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste (e.g. Lc 1:15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”. Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo (1:2-5; Lc 24:49-51, Jo 16:7-14).

(5) O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito Santo (At 2:4; 10:45,46; 19:6).

(6) O batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação (cf. 1:8; 2:14-41; 4:31; 6:8; Rm 15:18,19; 1Co 2:4). Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14:16-18; 16:14; 1Co 12:7).

(7) Outros resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são:

a) mensagens proféticas e louvores (2:4, 17; 10:46; 1Co 14:2,15);

b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca da retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (Jo 16:8, At 1:8);

c) uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Jo 16:13,14; At 4:33);

d) visões da parte do Espírito (2:17);

e) manifestação dos vários dons do Espírito Santo (1Co 12:4-10);

f) maior desejo de orar e interceder (2:41,42; 3:1; 4:23-31; 6:4; 10:9; Rm 8:26);

g) maior amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16:13; At 2:42) e

h) uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1:4; Rm 8:15; Gl 4:6).

(8) A Palavra de Deus cita várias condições prévias para o batismo no Espírito Santo. (a) Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e apartar-nos do pecado e do mundo (2:38-40; 8:12-17). Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade (“àqueles que lhe obedecem”, 5:32). Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser “vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor” (2Tm 2:21). (b) É preciso querer o batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo 7:37-39; cf. Is 44:3; Mt 5:6; 6:33). (c) Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11:13; At 1:14; 2:1-4; 4:31; 8:15,17). (d) Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11:24; At 1:4,5).

(9) O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração (4:31), o testemunho (4:31, 33), a adoração no Espírito (Ef 5:18,19) e uma vida santificada (Ef 5:18). Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no Espírito Santo sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará numa glória desvanecente.

(10) O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espírito Santo (4:31 ,2:4; 4:8, 31; 13:9; Ef 5:18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado (4:31) e conservado (Ef 5:18).