Qualquer historiador que traçar a origem das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil em um Estado ou em um Município, como é o nosso caso, terá que se remeter, obrigatoriamente, ao início do século passado e deter-se na citadíssima Rua Azuza em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. Esse foi o berço do avivamento pentecostal da atualidade. O movimento logo se espalhou pela América do Norte, contagiando dois jovens que haviam emigrado da Suécia: Daniel Berg e Gunnar Vingren. Após se conhecerem em uma Convenção Pentecostal em Chicago, os dois operários suecos receberam de Deus uma chamada especial para disseminarem as boas novas do Evangelho em terras brasileiras.

Por um breve período, congregaram em uma Comunidade Batista em Belém do Pará, até que por um chamado do Espírito Santo, no dia 18 de junho de 1911 os missionários Daniel e Gunnar fundaram, na rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém do Pará, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. A expansão foi notável e sem paralelo na história eclesiástica.

Em Curitiba foi o Pastor Bruno Skolimowski que, em 1928, chegou trazendo a mensagem pentecostal e fundada a Igreja Evangélica Assembleia de Deus nesse pujante Estado Paranaense.

Vinte anos depois a mensagem pentecostal finalmente chegou à cidade de São José dos Pinhais, já no ano de 1948. O Pastor Olímpio Mamede foi quem começou a dirigir os primeiros cultos evangelísticos que se realizavam inicialmente na residência da Irmã Antônia Morais Bello, localizada no centro da cidade próximo a igreja matriz. Apesar das muitas lutas que aquele pioneiro passou, a obra foi crescendo e o número de salvos aumentando dia a dia. Três anos depois, em 1951, o Pastor Olímpio Mamede passou a estar com o Senhor, assumindo a direção da obra o Pastor Chrysógono Mamede que também realizou excelente trabalho juntamente com sua esposa Ambrozina e seus filhos: Judite, Joel, Samuel e Noemia.

Nesse mesmo ano a irmã Maria Gonçalves Cordeiro, viúva, num lindo ato de amor, doou um terreno para a construção da igreja sede.

No início, a igreja formou-se pelas seguintes famílias:

Aristides de Paula, Tobias dos Santos, Artur Pereira, Ervino Sohn além de outros, cujos nomes estão registrados no Livro da Vida.

Outros pontos de cultos se abriam e a obra de Deus seguia avançando em marcha acelerada. No ano de 1957, a irmã Ana Melo (Nica) iniciou as reuniões das senhoras, que mais tarde passou a se chamar “Círculo de Oração”.

Em 24 de Outubro de 1959 foi realizado o 1o casamento em nossa Igreja Assembleia de Deus – Sede em São José dos Pinhais. O 2o casamento foi realizado em 23 de Abril de 1960, ambos celebrados pelo Pastor Chrysógono Mamede, cujos noivos foram: Waldir Dutra e Lídia Cordeiro Dutra e Artur Pereira da Cruz e Hilda de Paula Cruz, respectivamente. O último casal citado ainda vivem e congregam no templo sede.

Com a enfermidade do Pastor Chrysógono que, em seguida passou a estar com o Senhor, o Irmão João Dolinski, e sua esposa, Irmã Ana Dolinski, assumiram a direção da Igreja por um curto período de três meses. Em 1963, o Pastor Antônio Camargo tomou posse na presidência da Igreja em São José dos Pinhais que, até então era um campo eclesiástico autônomo. No ano seguinte, em 1964, o Pastor Antonio Camargo, no intuito de fortalecer a obra e o campo, achou por bem ligar a Igreja ao campo eclesiástico de Curitiba.

No período em que o Pastor Antônio Camargo, de saudosa memória permaneceu a frente da Igreja, com a ajuda dos irmãos de São José dos Pinhais, foram iniciados vários trabalhos, com destaque para a abertura da igreja e construção do templo do Boqueirão. Ainda nessa época foi formado o Coral Misto “Harmonia Pentecostal”, cujo primeiro maestro foi o Irmão Antônio Nascimento.

Com a chegada do Pastor José Pimentel de Carvalho à Curitiba em meados de 1976, a obra em São José dos Pinhais viveu grande impulso acompanhando a expansão operada por sua administração no campo de Curitiba como um todo.

Vários pastores dirigiram a Assembleia de Deus de São José dos Pinhais tais como: Pastor fundador Olímpio Mamede, Pr. Chryzógono Mamede, Pb. João Dolinsk, Pr. Antônio Camargo, Pr. Arlindo Servo, Pr. Onofre Frizzas, Pr. Airton Batista, Pr. Airton Pinheiro, Pr. Pedro Adão e Pastor Ermelino Camargo, que foi substituído pelo Pastor Ival Teodoro da Silva, cuja posse se deu no dia 4 de dezembro 1986, o qual veio transferido do Distrito do Jardim Gabineto em Curitiba. Na época São José dos Pinhais conta va com dezesseis congregações incluso o templo  sede e um número de aproximadamente mil membros. O Pastor Ival permanece na direção dessa obra até a presente data e vem realizando excelente e expansionista obra pastoral em todos os setores da Igreja.

Na década de 80 iniciou-se um grande projeto para a construção do templo na Rua Joinville, 2375 no Bairro Pedro Moro, construção esta iniciada na gestão do Pr. Ermelino Camargo sendo depois concluída e inaugurada em 18 de agosto de 1991, graças ao apoio do saudoso Pastor José Pimentel de Carvalho e o grande empenho do Pastor Ival Teodoro da Silva, bem como a igreja e equipe de Obreiros. Várias congregações foram implantadas ao longo do tempo, sendo que hoje contamos com várias atual Templo Sede congregações espalhadas nesse município.

No dia 08 de fevereiro de 2006 a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais foi autonomizada, juntamente com mais vinte campos eclesiásticos compostos por 28 municípios. Na época São José dos Pinhais contava com 34 congregações e uma estimava de aproximadamente 4600 membros e mantinha um número de 5 famílias no campo missionário. Esta data ficou marcada também pelo aniversário do Pastor José Pimentel de Carvalho que completou 90 anos de idade e mais de quarenta anos de ministério frente à Assembleia de Deus em Curitiba. Assim, em 18 de fevereiro de 2006 foi fundada juridicamente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São José dos Pinhais – TEADSJP, sob a presidência do Pastor Ival Teodoro da Silva.

Com a grande visão do Pastor José Pimentel de Carvalho, ícone das Assembleias de Deus no Brasil, ganhou a Igreja, ganhou o município e ganhou sobretudo a Obra do Senhor. A partir disso, as ações administrativas e eclesiásticas tornam-se mais dinâmicas, imprimindo maior eficiência aos seus resultados. Ressaltamos ainda que, nesta ocasião o município de São José dos Pinhais já contava com 36 congregações e sub-congregações.

Hoje pela bondade de Deus, a união da igreja, dos dirigentes, da diretoria, o esforço do Presidente, Pastor Ival Teodoro da Silva e de toda a sua família, em especial da sua laboriosa esposa Aparecida Alves da Silva, já podemos contar com um número aproximado de dez mil membros distribuídos em 76 congregações, sendo que a maioria delas possuem templos próprios com arquiteturas modernas.

O campo investe na evangelização através de programas de televisão, rádio e internet, pois até os nossos cultos são transmitidos ao vivo. Ainda podemos contar com um canal de televisão pela NET, canal 24, transmitindo para São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais. Temos um caminhão equipado para a evangelização e uma área de seis mil metros quadrados, adquirida na administração atual, com o objetivo de construir um grande centro de eventos para acomodar os fiéis nas grandes festividades do campo.

Além de outras realizações, o Pastor Ival Teodoro da Silva, na área musical reativou a Orquestra Acordes Celeste e o Coral Harmonia Pentecostal. Criou o grupo Vocal dos adolescentes Êxodo, o Coral Feminino Heroínas da Fé, o Grande Coral Unidas para Louvar e o Grupo Semear. No aspecto educacional, foi criada a Semana de Educação Cristã, cujas aulas acontecem todos os anos e reúne um grande número de alunos para o aprimoramento ministerial. Visando o apoio ao ministério feminino, foi criada “A Semana da Mulher Cristã” onde são ministradas aulas específicas para as mulheres do campo. O Departamento de Evangelismo e Discipulado, o Passeio Ciclístico, a Escola Bíblica de Férias – EBF, para atender as crianças no período de férias escolares, a Escola Bíblica de Jovens – EBJ e o trabalho de Escola para lideres de adolescentes. Foi estabelecido também o Ministério Diaconal e o departamento de adolescentes ADOLEADSJP com abrangência para o campo buscando a integração da igreja com a valorização dos departamentos em geral. A IEADSJP é também uma igreja missionária, sustentando atualmente 101 famílias que estão espalhadas na África, na Índia, na Indonésia, no Japão, no Paraguai, no Paraná e outras regiões do nordeste do Brasil.

A IEADSJP, tem se destacado no cenário nacional, tendo em vista que o seu pastor Presidente ocupou vários cargos, sendo eleito presidente da CIEADEP – Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado do Paraná, seis meses depois da emancipação do campo, com excelentes resultados, inclusive na área social e evangelística. Ocupou também o cargo de 1° Vice-Presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, realizando um reconhecido trabalho de unidade e pacificação, junto às lideranças do Brasil.

Oremos para o pleno êxito da nossa Igreja nessa cidade, onde gozamos de grande conceito e respeitabilidade, graças a inesgotável misericórdia do Senhor nosso Deus, o bom relacionamento e eficiente administração do nosso mui digno Presidente Pastor Ival Teodoro da Silva.